Engenho Novo

Engenho Novo
Sua origem é o Engenho Novo dos Jesuítas, construído em torno de 1707, que abrangia terras que iam da Serra dos Pretos Forros até a praia Pequena, em Benfica, e se confrontavam com o Engenho de Dentro.
A Capela destinada a São Miguel e à N. S. da Conceição foi construída pelos jesuítas, em 1720, junto à residência-sede, onde hoje fica a praça da Imaculada Conceição e seu Santuário.
Os jesuítas possuíam vastas lavouras e canaviais até a sua expulsão do Brasil, por ordem do Marquês de Pombal.  Então, o Engenho Novo foi posto em leilão e passou a ser propriedade do Capitão de Milícias José Paulo da Mata Duque Estrada, que mudou seu nome para “Quinta dos Duques” e o ampliou com uma nova Sesmaria que se estendia até Manguinhos. Para escoar a produção da Quinta, era usado o rio Faria.
Um dos mais ilustres moradores do bairro era o Ministro Conselheiro Couto Ferraz, o Barão de Bom Retiro. Seu nome tem origem na sua bela chácara do Bom Retiro, que fazia limite com a do fazendeiro Antonio Pereira de Sousa Barros, o Barão do Engenho Novo. Em sua homenagem, a estrada do Cabuçu foi rebatizada de rua Barão do Bom Retiro. Outros moradores famosos foram o Conselheiro Viena de Magalhães e sua esposa, a Condessa de Belmonte, mãe adotiva de Dom Pedro II, que deram nomes a ruas do bairro.
Com a abertura, em 1858, da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois Central do Brasil, foi inaugurada a estação do Engenho Novo que foi muito importante para a ocupação do bairro. A partir daí, as antigas chácaras e sítios foram loteados e ruas foram abertas nos terrenos pantanosos, cortados pelo rio Jacaré, que foram saneadas.
Pode-se destacar a igreja de Nossa Senhora da Consolação e Correia, cuja paróquia foi fundada em 1933 e deu nome a uma localidade do bairro do Engenho Novo e o antigo Cine Santa Alice, que funcionou até 1982. Seu prédio é preservado pelo Patrimônio Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro. 

Fotos  

Rua Silva Freire

Foto de Guilherme Pinto, publicada no jornal O Globo, em 1984, mostra a Rua Silva Freire em obras para duplicação de sua pista.




Rua Barão do Bom Retiro e Joaquim Távora
Na foto de 1990, de autoria de Jorge Rodrigues Jorge, publicada no jornal O Globo, vemos a esquina das ruas Barão do Bom Retiro com Joaquim Távora, onde um ônibus avança o sinal, que estava enguiçado. O borracheiro continua no local. Ao fundo um prédio em construção, o mais alto do trecho.
Joaquim do Nascimento Fernandes Távora nasceu em Jaguaribe (CE), em 1881. Militar e engenheiro civil freqüentou a Escola Militar de Porto Alegre. Em 1922, comandava o 17º Batalhão de Caçadores, sediado em Corumbá (MT), quando liderou a rebelião nesse estado, em solidariedade ao levante deflagrado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, contra o governo de Artur Bernardes, dando início ao ciclo de levantes tenentistas daquela década. Preso nessa ocasião, foi libertado em fevereiro do ano seguinte através de habeas-corpus concedido pelo Supremo Tribunal Militar (STM) a todos os implicados no movimento de 1922.


Buraco do Padre
Na foto de 1987, de autoria de Bia Marques e publicada no jornal O Globo, vemos uma obra da década de 1960, o Buraco do Padre, passagem sob a linha férrea que faz a ligação entre as ruas 24 de Maio e Sílvia Freire, no Engenho Novo. Ao fundo podemos ver a torre da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

9 comentários:

  1. Por que o nome "Buraco do Padre"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas acham que o "Buraco do padre" é a passagem para carros que circulam pela rua 24 de maio e atravessam por essa passagem para o outro lado, mas o verdadeiro "Buraco do Padre" se situa um pouco antes dessa passagem para carros e destina-se somente aos pedestres que precisam atravessar de um lado para o outro. O fato do nome é curioso. A Igreja Nossa Senhora da Conceição é uma das mais antigas da região. Para facilitar a passagem dos fiéis que andavam um longo caminho para poder assistir as missas, um padre solicitou que fosse aberta essa passagem subterrânea, ligando assim os dois lados do Engenho Novo. E então os moradores da região passaram a chamar essa passagem de "Buraco do P
      adre".

      Excluir
  2. Saindo da 24 de maio e seguindo, pelo buraco do Padre, em direção a Souza Barros a primeira rua à direita é a Cadete Polônio. E por qual motivo?
    No passado um Cadete do Exército se apaixonou por uma menina da rua onde moravam. Como não teve seu amor correspondido o rapaz cometeu suicídio. Assim, acabou homenageado com sua patente e nome na tal rua.
    NILSON RIBEIRO DA SILVA

    ResponderExcluir
  3. Caracterizada com um dos melhores atendimentos na nossa precária rede de atenção primária em saúde, a UPA de Engenho Novo resistiu sempre às diversas crises que costumam se apresentar no nosso “sucateado sistema de saúde local” sendo merecedora de constantes elogios por parte da comunidade e dos diferentes órgãos reguladores.

    Atualmente a UPA de EN passa por uma das piores é mais perigosas crises desde seu início; a diminuição do número de funcionários está se refletindo em uma diminuição da qualidade e em um tempo de espera muito maior ao já costumado.

    Políticas absurdas dos órgãos gestores enfraqueceram o corpo de saúde, até o momento a UPA EN, trabalha com 6 técnicos de enfermagem a menos, 2 chefes de enfermagem a menos, 1 médico a menos.
    O serviço de odontologia passou de 24 horas para atender só durante a jornada diurna, igual sucede com o serviço de laboratório.
    Cada semana tem um novo recorte e a comunidade só quer saber de ser atendida.

    Com certeza o impacto social será devastador com a nossa comunidade da sofrida zona norte e regiões adjacentes, será dramático.

    Estamos pedido ajuda, auxílio, colaboração de todos os médios e pessoas de bem de nossa comunidade do Rio de Janeiro, para manter o nosso vulnerável sistema de saúde “funcionando”

    ResponderExcluir
  4. Bom dia sr Antônio!
    Gostaria de obter uma foto da igreja de São Miguel fundada em 1720 pelos jesuítas.
    Tenho uma foto da pintura feita atrás da igreja da nossa Senhora da Conceição.
    Atendimente Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom entender a história desse bairro tão devastado pela indiferença.

    ResponderExcluir
  6. Interessantíssimo ! Através de A Voz do Suburbio fiquei por dentro de coisas que não conhecia sobre a historia do Engenho Novo. Então o significado do nome das ruas, foi surpreendente. Obrigado ! Essas informações, sao para mim , pérolas que guardarei com carinho na caixinha dos meus conhecimentos. Eu amo o meu bairro , estou contigo e não abro. Viva o Engenho Novo !

    ResponderExcluir
  7. A foto da publicação não é do Buraco do Padre. O Buraco fica ao lado da igreja e é uma passagem de pedestres.

    ResponderExcluir

Obrigado popr participar de nosso Blog. Deixe seu comentário: