Rocha

De classe média e média-baixa, tem como área limítrofe os bairros do Jacaré, Manguinhos, Benfica, São Francisco Xavier, Vila Isabel e Riachuelo.
É cortado pela linha férrea pelas estações São Francisco Xavier e Riachuelo. A estação de trens, inaugurada em 1885, e extinta em 1960, recebeu o nome de um guarda-cancela da ferrovia. Nome que também batizou o Bairro. Sua urbanização se deu entre os anos de 1870 e 1875.[4]
É de fácil acesso aos principais bairros do município. Hoje a área do Rocha é predominantemente residencial mas de herança de muitas indústrias, tais quais, Sarsa, Mirurgia, Long Life, Royal Labe, entre outras.
Apresenta como principais autovias a 24 de maio, que liga o Rocha ao Méier, a rua Ana Néri e a avenida Marechal Rondon (inaugurada em 1965 com o nome de Avenida Central do Brasil), que liga os moradores do bairro até a Tijuca em poucos minutos. Caracteriza-se por ser um bairro de ótimo acesso para praticamente todas as regiões da cidade.

Rocha faz parte da XIII Região administrativa (Méier) da cidade do Rio de Janeiro.
Bairros integrantes da região administrativa são: Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos.
A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado popr participar de nosso Blog. Deixe seu comentário: